Cozinha libanesa
A cozinha libanesa é uma das principais atracções do país e é extremamente popular no mundo ocidental. Influenciada por alguns dos poderes que dominaram o Líbano ao longo dos séculos, em especial o otomano e francês, a cozinha libanesa é conhecida pelas suas propriedades saudáveis, e assenta principalmente em cereais, legumes e arroz. O azeite ou limão são ingredientes essenciais em qualquer prato libanês, bem como a aplicação extensiva de ervas e especiarias, algumas apenas produzidas no Médio Oriente e Levante, como o Za'atar.
Carnes também desempenham um papel relevante na culinária libanesa, embora não tenham o protagonismo principal. No Médio Oriente, dá-se preferência a carne de borrego ou carneiro, embora não tão vulgar nas mesas ocidentais, estas mais direccionadas para carne de vaca ou porco.
O pão libanês, servido em camadas finas e lisas de massa de pão, substitui frequentemente os talheres à mesa.
As refeições libanesas adoptam normalmente o estilo Mezza, em que uma variedade de pratos frios e quentes é servida à disposição do cliente. Uma mezza típica consiste em salada Tabbouleh ou Fattoush, Hoummos, Kibbé, Moutabal, ou Warak Enab (folhas de videira), acompanhados de uma selecção variada de espetadas. As mezzas podem variar de estilos e sabores consoante o restaurante e chefe de cozinha.
O iogurte laban ou labneh (creme de queijo branco feito à base de leite coalhado), servido com azeite ou timo, é também uma referência importante na gastronomia libanesa, e muito apreciado nos pequenos-almoços e como entrada.
Entre as sobremesas, a mais popular será Baklawa, de origem disputada por gregos e turcos, que consiste em pastéis de massa folhada recheados de amêndoa moída, pistachos e pinhões moídos. Mas também Mouhallabié, pudim libanês, ou Hallawa são indispensáveis entre os doces libaneses.
A bebida nacional libanesa é o Arak, um forte licor alcóolico à base de anis, mas o vinho libanês é também muito apreciado, bem como a cerveja libanesa, todos à disposição no Fenícios Restaurante.
Outra das grandes curiosidades tipicamente libanesas é o café branco, inventado em Beirute. Não contém nenhuma cafeína, sendo um café à base de licor de flor de laranjeira, especialmente recomendado após a refeição como estimulante digestivo. |